Critica do filme #1 - Zootrópolis




Título original: Zootopia
Criadores: Byron Howard, Rich Moore
Género: Animação, Aventura, Ação, Comédia
Ano: 2016
Classificação etária: M/6
Ranking (IMDb): 8,1/10
O meu Ranking: 10/10


"Dos Estúdios de Animação da Walt Disney chega-nos uma divertida aventura que decorre numa moderna metrópole de nome Zootrópolis. 
Determinada em fazer a diferença, a Agente Judy Hopps, a primeira coelha na força policial de Zootrópolis, salta alegremente para a primeira oportunidade de resolver o seu primeiro caso − mesmo que resolver tal mistério implique associar-se ao burlão Nick Wilde."



De todos os filmes de animação que já vi, este é sem dúvida o melhor. Trata-se de um filme de ação e aventura feito não só para os mais novos como também para o público adulto e que trás uma mensagem muito importante para todos nós.


Não vou contar o filme todo, mas vou resumir o enredo da história:

Onde os animais falam e vivem num mundo que é o nosso, existe a grande cidade de Zootrópolis. Judy Hopps, decide abdicar da sua vida no campo e do negócio da família, e partir para Zootrópolis realizar o seu sonho desde pequena, ser agente da polícia, algo que nunca ninguém da sua espécie ou do seu tamanho havia sido.

Judy entra para a Academia da Polícia onde forma-se e é colocada no centro de Zootrópolis. A vida na cidade não é assim tão fácil como pensa. Primeiramente, é lhe atribuída a tarefa de controladora de parquímetros, o que agradou aos seus pais, por ser a tarefa mais segura mas não de todo a si mesma, porque queria ter uma missão a sério. E é na azáfama das multas que conhece Nick Wilde, uma raposa matreira, que no início, não se dão lá muito bem.

Embora existam muitos obstáculos, Judy não desiste e agarra na primeira oportunidade de resolver um mistério − encontrar a lontra desaparecida. São lhe dadas 48 horas para resolver o caso e isso implica aliar-se ao burlão Nick Wilde, que é ele que tem a primeira pista, e acaba por nascer uma amizade improvável.

Judy e Nick acabam por descobrir os 14 casos de mamíferos desaparecidos, todos predadores e um deles é a lontra, que se tornaram selvagens e estão mantidos em cativeiro. Cabe a eles descobrir o porquê e quem.




No final do filme, podemos ouvir "Try everything" interpretado pela Shakira (Gazelle).





Na minha opinião, eu acho que com este filme nós temos uma grande lição a aprender, e, aliás, são em quase todos os filmes de animação que recebemos os melhores conselhos. Eu gostei bastante deste filme e no momento, este é o meu preferido. É verdade que há piadas que as crianças podem não perceber e não podemos descartar este facto porque este filme simboliza a nossa sociedade atual.

«É já habitual dizer que estes filmes são para miúdos e graúdos, mas aqui os realizadores garantem que esta afirmação nunca fez tanto sentido. Há diferentes níveis de leitura, há piadas com a série de televisão Breaking Bad e até uma homenagem a O Padrinho. “Há uns dias, um amigo contou-nos a história de um pai que foi ver o filme com o filho e na cena das preguiças os dois riram-se imenso, sendo que o rapaz se ria mais por ver o pai a rir à gargalhada. Isto é maravilhoso. É para isso que fazemos os filmes, para que todos o possam desfrutar. É gratificante.”» − Afirma Rich Moore numa entrevista ao PÚBLICO.


Vi este filmes inúmeras vezes na versão portuguesa e na versão original. E sinceramente prefiro a versão original (embora Portugal seja um dos melhores países no que toca a escolher vozes para dobragens de filmes) especialmente na última cena antes do concerto da Gazelle.


O filme conta com as vozes de Gnnifer Goodwin e Jason Bateman no papel principal e Shakira, que dá a voz ao tema musical "Try everything", mas fazem ainda parte do elenco nomes como Idris Elba, Octavia Spencer, J.K. Simmons na versão original, e na versão portuguesa as vozes de Maria Camões e Diogo Mesquita no papel principal, Rita Guerra e José Nobre.


O filme ganhou 1 Oscar, outros 36 prémios e 58 nomeações (com base no IMDb).


Zootrópolis está disponível em Blu-ray e DVD.

Comentários

Enviar um comentário